terça-feira, 10 de julho de 2018

1979


   Comecei a trabalhar cedo.Mal havia completado treze anos.Eram tempos difíceis e tudo o que eu queria era ser dono do meu próprio nariz.O trabalho não me enriqueceu financeiramente porque eu tinha de escolher entre viver ou acumular patrimônio e acabei ficando com a primeira opção.
   Comecei enchendo os fornos de uma cerâmica,mas aquilo era trabalho para adulto,e depois que uma tora de madeira quase decepou meu dedo,minha mãe me proibiu de voltar lá.
   Tentei vender picolé,mas como a minha cara de fracote não impunha respeito em ninguém,desisti de enfrentar os garotos maiores que se recusavam à pagar o que consumiam.
   Fui indicado então para trabalhar numa oficina de radiadores que ficava ao lado da minha casa.Tudo ia bem,até que entrei num velho Ford 1929,e ao tentar funcioná-lo,quase matei o dono da oficina atropelado.
   Depois disso,passei para o ramo que me permitiu aprimorar minhas habilidades sobre duas rodas.Como já sabia andar de bicicleta,fui contratado para ser entregador num açougue.Usava uma velha Monark da década de sessenta,com um caixote de madeira e a logomarca da empresa estampada nas laterais.Mesmo tendo de usar a ponta dos pés para alcançar os pedais,pedalava cada vez mais rápido para tentar quebrar meu recorde de tempo.Queria ser o entregador de carnes mais rápido da cidade e os acidentes eram inevitáveis.Volta e meia acertava a porta de algum carro ou pregava a cara em algum muro.
   Se a minha velocidade agradava o dono do açougue,o meu senso de humor nem sempre agradava os clientes.
   Às vezes,chegava num local de entrega e perguntava:-É aqui que mora uma tal de "Gerarda Viola"? (Dona Geralda era uma solteirona que media quase dois metros,tinha a cintura da Olivia Palito e odiava ser chamada pelo apelido)
   -É aqui que mora o "Tião Pontaria"? (Sebastião era um encanador que nasceu com um sério problema de estrabismo.De tão vesgo,parecia estar constantemente com um olho no gato e outro no peixe).Bullyng puro!
    -É aqui que é o "Puteiro da Clarissona"? ( Dona Clarisse pesava quase duzentos quilos e era cafetina de um dos prostíbulos mais frequentados da cidade).Há,Há,Há...Vez ou outra,algum cliente ligava no açougue reclamando do entregador abusado.
EU AOS 12 ANOS

Nenhum comentário:

1986

   O método mais seguro para aprender a empinar,era sair carregando alguém na garupa para segurar a moto arrastando os pés no chão,caso e...